sábado, 22 de maio de 2010

ARTIGOS


Onde está o erro?
Sempre ouvimos falar mal dos políticos, que eles não prestam, roubam e que não “estão nem aí para o país”.
Mas não acho que esse seja o caso, nós os escolhemos, por meio do voto, eles vieram de onde estamos: do povo. Muitos problemas da atualidade e outros que já veem ocorrendo durante muito tempo são alvos de discussão tanto da população quanto dos políticos.
Mas onde está o erro? Nós, na educação e na falsidade. Quantas vezes é falado que um governador, por exemplo, roubou o caixa da Câmara? Muitas, mas quantas vezes eu, você, compramos um DVD ou Cd pirata? Isso também não é roubo? O problema está na “matéria-prima” do país: sua População.
Procurando defeitos em outras personalidades esquecemos dos nossos. Falamos em Meio Ambiente, mas quantas vezes jogamos lixo no chão, reciclamos algo ou fomos questionar para a prefeitura questões e possíveis soluções para o problema? Dificilmente fazemos isso, deixamos pra outras pessoas fazerem, e se não for feito falamos mal da política.
Educação, a culpa também e dos governantes? Não a culpa é da “matéria-prima”, a maioria das pessoas não se importam de passar a educação para os semelhantes deixando o governo fazer isso, que por ser igual a nós, deixa para outra pessoa fazer o trabalho. Sem educação não somos nada.
Seres humanos, o ser racional, que destrói a própria casa, que deixa seus semelhantes passarem fome, necessidade. Seres que se preocupam apenas com o seu próprio bem-estar, com a imagem e principalmente com o dinheiro.
Seres que sempre acham alguém para culpar pelos desastres globais, mas que não sabem reconhecer seus próprios erros ou se fazem cegos para não ver a realidade.
Não conheço todas as pessoas do mundo, e muito menos todos os problemas da população, mas posso afirmar que infelizmente não fazemos nada para mudar a situação, falo isso porque não vejo nada ser feito.
Por que não paramos de culpar os governantes, e começamos nós mesmos a mudar o mundo, parece difícil, mas não é, através de atos, palavras e responsabilidade podemos mudar sim, se todos cooperarem, agir com respeito e determinação o mundo poder ser mudado, nós somos o planeta.
Devemos parar de culpar os políticos, apontar os erros deles e começar a mudar nossa própria vida, consertar os nossos erros. Assim conseguiremos ser felizes, mas primeiros temos que conseguir ser a “matéria-prima” do país.

CAMILA RIBEIRO - 3º ANO - ENSINO MÉDIO - 23/05/2010

________________________________________________________________


Política brasileira cem defeitos
Altiva Lopes de Melo


2010 já começou....

            A desigualdade social existe, e infelizmente acredito que sempre vai existir, pois já tivemos em alguns países o Sistema Socialista que pregava a igualdade, mas não deu certo. Não quero aqui parecer demagoga, defendendo os pobres e martirizando os ricos, todos têm qualidades. Aliás, muitos desses são geralmente pessoas trabalhadoras, educadas e generosas que lutaram muito para atingir seus objetivos, mas não vou mais me alongar neste assunto, porque o quero é falar diz respeito às eleições.
            Estamos em ano eleitoral e será a primeira vez que irei votar e vejo a grande importância do voto, pois a caminhada começa com o primeiro passo e por isso quero fazer a diferença.     Quando paro para pensar na política brasileira imediatamente vem ligada ela corrupção, mensalões, caixas 2, que decepção! Será que essa realidade nunca vai mudar, sinceramente espero que sim, mas para que isso ocorra os eleitores devem se conscientizar.
            O mais interessante que em época de eleição, os políticos que estavam em seus pedestais descem e enchem o povo de promessas ou usa do poder para garantir as próximas eleições como fez o nosso presidente. “Lula pede a ministro que não falte dinheiro para o Haiti” bondade ou oportunismo eleitoreiro? Quem sabe um dia a manchete dos jornais sejam que o presidente ou “presidenta” mandou não faltar dinheiro para acabar com a fome e a pobreza no Brasil.
Nada contra promessas, mas o que vejo é grande falta de vontade e compromisso em cumpri-las, porém a culpa não é só dos políticos, mas também dos eleitores que vendem seu voto por uma caixa de cerveja, gasolina, dinheiro, cestas básicas, bolsa família, o que é ainda pior, depois de vender não tem nem a capacidade nem o direito de cobrar porque certamente o político já lhe pagou antes das eleições, então sua promessa foi cumprida.
            O brasileiro não percebe que os governantes têm a obrigação de oferecer saneamento básico, saúde, educação, emprego entre outros direitos e o cidadão tem dever de cobrar e parar de vender seu voto.
            A hora é agora, de mudarmos nossa historia, de tentarmos diminuir a desigualdade e de todos se igualarem, porque na urna todos têm escolhas.

 "O povo tem os governantes

que merece".

ALTIVA LOPES DE MELO - 3º ANO ENSINO MÉDIO - 23/05/2010

0 comentários: